12 Fatos Importantes sobre Dragon ball


DRAGON BALL - A saga começou em 1984, com o lançamento do mangá roteirizado e ilustrado por Akira Toriyama.
AKIRA TORIYAMA - Nascido em Kiyosu (Japão) em 1955, tornou-se famoso mundialmente pelo sucesso da saga Dragon Ball. Trabalhou como designer de personagens de jogos, como os RPGs Chrono Trigger e Blue Dragon. Ele tem seu próprio estúdio, o Bird Studio, onde desenvolve vários projetos, como mangás em volume único e animações.
REFERÊNCIAS - A saga Dragon Ball foi inspirada em um clássico chinês chamado 'Jornada ao Oeste'. A história é sobre um monge que precisa fugir para a Índia em busca de escrituras sagradas do budismo e sobre um rei macaco - um ser com poderes sobrenaturais. Pegou as referências?
EPISÓDIOS - Originalmente, o anime Dragon Ball teve 153 episódios e a sequência Dragon Ball Z teve 291 episódios. No entanto, devido à exportação para outros países e às consequentes adaptações, surgiram versões com cortes, bem como versões remasterizadas.
PÚBLICO-ALVO - A história original foi feita para jovens-adultos. No entanto, quando houve a adaptação do mangá (e posteriormente do anime) para o ocidente, elementos considerados ‘sensuais’ foram retirados da história para também fosse consumida também por crianças. Nos desenhos originais de Toriyama existem, por exemplo, imagens de nudez.



POPULARIDADE - Dragon Ball é o mangá mais popular de toda a história. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Yale, mais de 130 milhões de volumes foram vendidos apenas no Japão. Além disso, os animes, exportados para todo o mundo, impactaram gerações de espectadores, tornando Goku um dos personagens mais conhecidos e admirados de todos os tempos.
FILMES E SÉRIES - Além dos dois animes adaptados do mangá original, também há a animação 'Dragon Ball GT'. Com 64 episódios de roteiro original, a história apresenta um Goku que volta a ser criança e precisa viajar pelo espaço em busca de outras Esferas do Dragão para que seja transformado em adulto. Em 2009, a série 'Dragon Ball Z' foi remasterizada e relançada com o nome de 'Dragon Ball Z Kai'. Vários filmes de animação foram feitos com base nos mangás; já os filmes de ‘live action’ são mais raros. O primeiro, uma adaptação chinesa, foi lançado em 1989 em Taiwan. Coreanos lançaram uma adaptação não oficial para Dragon Ball em 1990. Já a versão mais recente foi produzida em 2009, pela 20th Century Fox, com o título de 'Dragon Ball Evolution' - um desastre cinematográfico que recebeu péssimas críticas dos fãs.
MAPA - As ‘locações’ dos animes estão na própria Terra, em um ambiente alternativo criado pelo próprio Akira Toriyama. Eventualmente, os personagens visitam outros planetas. Já o último filme, Dragon Ball Evolution, foi filmado no México e na Califórnia (EUA).
PRÊMIOS - Apesar do enorme sucesso, a saga Dragon Ball não recebeu nenhum prêmio importante.
PRODUTOS - A saga Dragon Ball Z é um fenômeno em termos de produtos. É possível comprar qualquer coisa do Goku: de action figures a guarda-chuvas.
LEGADO - A saga Dragon Ball inspirou autores de todo o mundo. Graças à obra de Akira Toriyama é que surgiram One Piece, Naruto e Bleach, por exemplo. Crianças e jovens de toda a Terra admiram Goku, utilizam expressões da história e imitam os gestos do herói. Quem nunca viu, por exemplo, alguém pedir ajuda para formar uma Genki Dama, ou jurar que vai lançar um Kamehameha em algum amigo chato?